mas apesar da desilusão, não faltou alegria e divertimento....
segunda-feira
A festa possível...
Uma vez mais o "S. Pedro" não ajudou e a chuva e o frio não nos deixaram desfilar pelas ruas ...
Carnaval
É tempo de soltar a imaginação...
Dia de máscara livre...
Começámos a festejar o Carnaval na 5ª-feira, dia 11 de Fevereiro.
(Clara 4ºD)
Mantendo a tradição do nosso Carnaval, a "Martinha", a "Joaninha" e a "Vasquinha", as "matrafonas" do 4ºD
Aproveitando esta bela tarde de sol fomos espreitar o monumento ao Carnaval...
sexta-feira
A Maleta do Sapateiro...
No dia 19 de Janeiro de 2010 vieram à nossa sala duas senhoras, Mara e Carla, técnicas do museu municipal, com a Maleta do Sapateiro.
Elas explicaram-nos que a profissão do sapateiro/artesão está quase extinta e mostraram-nos como é que se faz um sapato.
Vimos algumas formas antigas, experimentámos a textura de alguns pedaços de pele e vimos fotos de dois sapateiros artesãos a trabalhar.
No final fizemos um pequeno adereço para enfeitar os nossos sapatos.
(Sofia e Mariana - 4º D)
Projecto "Desperta a palavra..."
Como gostámos muito de ouvir a Nádia contar histórias, resolvemos pedir-lhe que viesse à nossa sala e nos contasse uma outra história...
A Nádia escolheu ler-nos " Valéria e a Vida" de Sidónio Muralha.
De novo no Laboratório ....
No dia 13 de Janeiro de 2010,à tarde, o 4ºD foi ao laboratório de Física da Escola Secundária Madeira Torres.
Primeiro, o meu grupo, esteve com uma professora que nos explicou como são os olhos lá por dentro, como vemos as imagens e alguns defeitos da nossa visão.
A seguir estivemos com a professora Paula e vimos “desenhos”, que ao longe pareciam uma imagem mas vistos com atenção afinal eram pequenos desenhos muito diferentes da imagem viramos inicialmente, aquilo a que se chama ilusão de óptica.
Também com a professora Paula fizemos outra actividade aos pares: havia um espelho e luzes á volta, um sentava-se de um lado e outro do outro lado, tínhamos um “comando” que rodávamos e a luz apagava-se ou acendia-se, então víamos a cara do outro ou as duas caras.
Fomos para a bancada da outra professora Paula onde vimos os periscópios, que servem para espiar, e os caleidoscópios em que se vêem “rosáceas” coloridas.
( Francisca - 4º D)
Subscrever:
Mensagens (Atom)